quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Cinema....mostra......elite?


Está acontecendo em São Paulo, a 31ª Mostra Internacional de Cinema, onde mais de 400 filmes estão sendo exibidos em 15 salas espalhadas pela cidade, sendo que em 3 delas as sessões são gratuitas.

Frequento a Mostra acho que fazem uns 3,4 anos, não tenho certeza. Na maioria das vezes, os filmes que assisti eram de países e diretores que não tinham grande nome no cenário mundial, que estavam sendo exibidos nas sessões gratuitas que a Mostra disponibiliza para as pessoas.Para mim, a Mostra cumpre bem o papel de mostrar o que está sendo produzido no mundo com relação a "sétima arte", exibindo fimes dos mais variados países, de diretores consagrados à iniciantes, vencedores de prêmios internacionais e regionais, que mostram o que acontece no cenário cinematográfico atual.A organização sempre foi muito boa em todos anos, e este ano não é diferente.Mas um evento cultural desde tamanho sempre traz alguns problemas.

O primeiro deles, menos importante para mim, é o preço dos ingressos.Tudo bem, já tratei desta parte econômica outras vezes aqui neste blog, mas queiram ou não, para se fazer qualquer coisa hoje em dia é preciso dinheiro.Treze reais(para sessões de segunda a quinta) e dezoito reais(em sessões de sexta a domingo) para aqueles que apreciam um bom filme e que muitas vezes esperam ansiosamente este evento, são preços bem altos para mim.Não sei como funciona a logística do evento, mas acho que muitos dos filmes exibidos na Mostra não pagam para isso.A Mostra tem a função, muitas vezes, de divulgar o filme para que, futuramente, ele possa ser comprado e exibido comercialmente nas salas de cinema, servindo como uma espécie de balcão de negócios.Assim,acho que muitos filmes lucram na Mostra do que tem algum prejuízo, e por isso não entendo preços tão altos assim.

Mas para mim, o maior problema é outro, que não tem uma solução fácil e não trata somente da Mostra, mas do cinema numa forma geral.Sempre que vou no cinema, e na Mostra isto fica mais evidente, vejo que o público é sempre o mesmo, o daqueles que possuem um poder financeiro maior, que tem um maior grau de escolaridade e tal.Talvez a divulgação em lugares como escola públicas, e mídias de grande apelo popular, servissem para ajudar na popularização do cinema no Brasil, sobretudo um cinema novo, moderno e inteligente, que se contrapõem a maioria dos filmes que são transmitidos a grande massa por meio da "emburrecedora" televisão. Esta discussão passa por muitos problemas sociais, e talvez estes sejam os mais importantes de serem solucionados, mas acho que isto deve ser sempre colocado em discussão.

Bom, acho que é isso, depois escrevo falando sobre alguns filmes que for ver e de outras coisas cotidianas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário