terça-feira, 23 de outubro de 2007

Custo-benefício......



Shows internacionais sempre foram muito caros por aqui.O cachê cobrado para trazer um artista de fora é tem sempre seu valor em euros ou dólares, fora a produção e tudo mais que envolve um show.Tudo bem, até ai entendo que os ingressos sejam um pouco mais caros para nós, que vivemos em um país onde a maioria da população sofre para sobreviver, muitas vezes, com um único salário mínimo.Mas não é esta a questão principal que quero tratar aqui.

Dois grandes festivais, no intervalo de menos de 1 mês, vão estremecer São Paulo nos próximos dias.Festivais estes que trazem artistas que fazem parte do primeiro escalão do rock,pop e eletrônica mundiais.Arctic Monkeys, Kasabian, The Rapture, Killers encheriam qualquer grande casa de show européia pelo atual momento que vivem, já que lançaram álbuns recentes que vem fazendo muito sucesso pelo mundo.Bjork e Devo são ícones e inspiração para muitos artistas e bandas novas que surgem a cada momento.Além de outras bandas que fazem o som do momento,o "electro rock e a "new rave"(novos velhos rótulos utilizados para denominar bandas que fazem um som dançante, movido a guitarras que se parecem com sintetizadores)como Hot Chip e Cansei de Ser Sexy.

Não vou me prender discutindo quais desses artistas eu gosto, quais fazem um bom som , se são criativos ou não, pois para mim gosto musical é uma coisa muito relativa e cada um tem o seu.Vamos discutir o que realmente é importante: $$$$$$$!!!!

Não sei quais os cachês pagos a todos os artistas que mencionei.Mas suponho que a diferença que possa ter entres eles não deva ser tanta que faça um festival, Tim Festival, custar R$200,00, tendo 6 atrações, sendo que o local onde irá acontecer o festival comporta aproximadamente 17 mil pessoas, e o outro, Planeta Terra, ter ingresso com o preço de R$80,00, tendo 15 atrações, 3 palcos diferentes que comportam em seu todo 15 mil pessoas.
Talvez Arctic Monkeys e The Killers possam cobrar um valor maior por seus shows já que são duas das bandas mais "hypadas" do rock atual.Mas pera aí, 200 reais não dá.Mesmo se esse fosse um dos motivos, o Planeta Terra, além de ter 9 atrações a mais, vai ter em sua estrutura 3 palcos e o local onde será realizado, a Vila dos Galpôes, está sendo reformado para receber,de acordo com as normas legais, o festival.Por estes motivos, não vejo razão para que um ingresso seja bem mais caro que o outro.

Em muitos grupos de discussão sobre música, vejo que as pessoas fazem esta mesma indagação.Claro que cada pessoa tem sua banda ou bandas preferidas que deseja ver mais do que qualquer outra.Mas muitas pessoas gostam de várias bandas que se apresentarão em ambos os festivais, e por não terem dinheiro para irem nos dois, tem que escolher um, como é, infelizmente, o meu caso.

Fica registrada aqui minha opinião sobre o assunto.Gostaria de saber o porquê desta diferença, com justificativas e explicações de de ambos os organizadores, mas sei que isto provavelmente não irá acontecer, mas não custa tentar!

Devo - Mongoloid



Arctic Monkeys - If You Were There, Beware.

4 comentários:

  1. Primeiro que uma atração dessas onde eu moro é algo quase impossivel de acontecer! Acontecendo daria os 200 reais feliz e contente!
    Mas a diferença, infelismente, deve ser pelo nome de cada um dos eventos! O TIM festival já tem um nome mto bem feito no ramo da musica e festivais, enquanto o Planeta Terra nem tanto assim! E além do mais a Tim sempre foi ladra! hauahuahauhauhauha

    ResponderExcluir
  2. Adorei tema do seu blog música.

    Se permitir, posso entrar diariamente e comentar?

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  3. bem, aki onde moro esses fetivais em o0 intervalo de 3 meses ou seja, da pra econimizar bastante.. mais aki todo mês sempre tem shwos que custam até 100 reais ai da pra ir... nõa tenho o que reclamar daki, mais bem que 200 reais é caro

    ResponderExcluir
  4. bom... como eu trabalho com produção de eventos, sei bem que é possível haver estas diferenças sim... tudo depende de quanto os patrocinadores estão colocando no evento e cobrindo das despesas brutas.....

    Não é uma tarefa fácil produzir estes eventos tão monstruosos!!!

    ResponderExcluir