sexta-feira, 23 de abril de 2010

Onde está o Rock n' Roll?

Lendo as resenhas a respeito do último Coachella, que acontece há 9 anos num deserto na Califórnia, e discutindo outro dia com uma amiga a respeito do assunto, decidi colocar aqui meu ponto de vista.

Notadamente, estes festivais de música vem colocando como suas atrações principais artistas pops que atraem multidões aos palcos em que se apresentam. Foi assim no fim de semana passado no palco principal do Coachella com Jay-Z, rapper americano que no começo de sua carreira, no  início dos anos 90, fazia sucesso apenas nos EUA. Agora, o namorado de Beyonce atrai também multidões na Europa , foi assim no Glastonbury em 2008. Não quero aqui falar mal do nova-iorquino, mas sim retratar a falta de bandas de rock n' roll como principais atrações nos festivais, ou a falta de interesse dos atuais críticos musicais em relatar seus shows.

Ou será que faltam boas bandas de rock na atualidade. Sim, porque Hot Chip, LCD Soundsystem, Gorillaz, Jay -Z, atrações do festival que tomaram mais atenção da crítica não são bandas de rock. As 3 primeiras tem como base o som do momento: que ora pode ser chamado de electro-rock ou electro-pop, Não acho que sejam ruins, pelo contrário. O Hot Chip faz um bom pop, nada de rock e nem de indie rock como alguns chamam, apesar de achar o 2ºdisco, "The Warning", o melhor de todos. LCD Soundsystem também fez ótimos albuns, mais enérgicos , mais rocks, mas mesmo assim não pode ser denominada uma banda de rock n' roll. seu próximo disco que está para ser lançado em meados de maio, ams que já caiu na rede, é bom, mas não traz nenhuma novidade ao som da banda de James Murphy, mas com certeza vai ser aclamado pela crítica eletrônico + rock(?) = música boa e do momento. O Gorrilaz mais ou menos se enquadra neste mesmo modelo, porém entre as bandas citadas , é a que mais flerta com o rock , já que tem como mentor o líder do Blur, essa sim banda de rock, Damon Albarn.

Outras bandas também receberam elogios no festival, como Them Crooked Vultures, The Specials, Faith No More, The xx, etc. Mas , reparem que, tirando esta última, todas as outras podem ser consideradas bandas já consagradas, se levarmos em conta a origem dos integrantes do TCV. O que quero dizer, é que há muito tempo, desde a época do surgimento do Nirvana, não aparece nenhuma outra banda de impacto no rock n' roll. Por mais que os Strokes tenham lançado algo novo, no começo dos anos 2000, influenciando milhares de bandas indies , não da para dizer que a banda revolucionou o rock de alguma maneira.

Portanto,  fica a pergunta: Onde está o Rock n' Roll? Se alguém achar, por favor, apresentem aos organizadores dos grandes festivais de música pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário